Compartilhar
Informação da revista
Vol. 84. Núm. 6.
Páginas 675-676 (Novembro - Dezembro 2018)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 84. Núm. 6.
Páginas 675-676 (Novembro - Dezembro 2018)
Editorial
Open Access
20th National Voice Campaign
20a Campanha Nacional da Voz
Visitas
4446
Gustavo Polacow Korna,b,1,
Autor para correspondência
gustavokorn@uol.com.br

Autor para correspondência.
, Marcos André de Sarvata,c,d,2
a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP, Brasil
b Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), São Paulo, SP, Brasil
c Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
d Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (2)
Texto Completo

O Brasil comemorou em 16 de abril de 2018 a 20a Edição da Campanha da Voz. Iniciada em 1999, ganhou reconhecimento internacional a partir de 2003 na forma de Dia Mundial da Voz – World Voice Day) e atualmente mais de 100 países adotaram a data brasileira. Idealizada pelo Prof. Nédio Steffen, a Campanha/Semana Nacional da Voz é o maior evento social da otorrinolaringologia brasileira.

Nas duas primeiras edições, a campanha contou com a atuação conjunta de médicos, fonoaudiólogos e profissionais do canto. Essa importante parceria se reduziu ao longo dos anos e certamente todos percebemos a necessidade de retomá‐la. Em algumas edições, dezenas de serviços por todo o país voluntariamente participaram e ofereceram atendimento gratuito à população durante toda a Semana da Voz, com o foco no diagnóstico precoce do câncer de laringe e detecção de alterações, e agilizaram a abordagem terapêutica. Ressaltemos que o Brasil persiste com uma incidência muito elevada dessa neoplasia. A estimativa neste ano é de 7.670 casos novos.1

Ao longo desses 20 anos, nos mantivemos focados no objetivo maior da Campanha da Voz, que consiste, por meio de ações de orientação e conscientização, em promover sensibilização permanente em relação aos cuidados com a voz. Cada ano significa mais um tijolo na construção e fixação dessa mensagem de alerta – preventiva e terapêutica. Não podemos deixar de destacar e registrar (e novamente agradecer!) a colaboração gratuita de personalidades de grande destaque nacional, como Xuxa, Sylvia Massari, Gabriel, o Pensador, Toni Garrido, Fernanda Abreu e Patrícia Pillar (1999), Leila Pinheiro, Marília Pera, Thalma de Freitas, Flávia Monteiro, Tande, Parreira e Bernard (2001), Pelé e Assíria (2003), Lima Duarte (2004), Edson Celulari e Cláudia Raia (2005), Andrea Beltrão (2006), Tarcísio Meira e Glória Menezes (2007), Fagner (2008 e 2009), Cláudia Leite (2010), Daniela Mercury (2011), Deborah Secco (2012), Sandy Leah (2013), Fernando e Sorocaba (2014), Doutores da Alegria (2015), Wendel Bezerra (2016) e o Clube da Voz (2017). Foi graças à sua credibilidade e generosidade que conseguimos, nós todos e nossas associações, orientar e atender cada vez mais cidadãos, mais precoce e eficazmente.

Desde 2010, foi desenvolvida uma estrutura inflável, a laringe gigante, na verdade uma boca‐faringe‐laringe gigante, na qual os visitantes podem entrar e aprender sobre como é a garganta e como a voz é produzida, numa montagem que representa uma grande marca da nossa campanha. A estrutura foi modificada duas vezes e nesses anos foi o destaque da campanha. Ao longo dos anos, milhares de pessoas, inclusive crianças, visitaram nosso inflável (figs. 1 e 2). E neste 2018, em que comemoramos a 20a Campanha, obtivemos um destaque especial, com a participação em memoráveis mensagens para TV e mídias sociais dos voluntários Ney Matogrosso, Elisa Lucinda, Maya Gabeira e Pedro Scooby, Geraldo Azevedo, Marisa Orth e Márcio Seixas.

Figura 1.

Visão externa no inflável da laringe gigante.

(0,1MB).
Figura 2.

Visão do interior do inflável da laringe gigante, onde as crianças observam as pregas vocais.

(0,08MB).

O ano de 2018 foi histórico por muitos motivos: quase duas centenas de centros cadastrados, entre hospitais públicos e clínicas particulares, com atendimento à população entre 16 e 20 de abril; mais de 3.000 formulários de atendimento enviados; uma linda cerimônia de abertura no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro; união histórica que envolveu a ABORL‐CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico‐Facial), ABLV (Academia Brasileira de Laringe e Voz), SBCCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço), INCA (Instituto Nacional do Câncer)/Ministério da Saúde, Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), Associação Brasileira de Canto (ABC), Fundação Otorrinolaringologia (FORL) e Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOCP); o grande foco deste ano foi oferecer conscientização e atendimento da população, exame para avaliação de boca, faringe e laringe (trato vocal), de forma gratuita, buscamos dar sequência, encaminhar quando necessário para tratamento especializado. Em suma, destacamos que 2018 representou um investimento financeiro recorde e conseguimos alcançar dezenas de milhões de cidadãos deste país continental com nossas orientações de higiene vocal e diagnóstico precoce de enfermidades. Hoje, muitos mais sabem da importância de conhecer as causas de dor na garganta, pigarro, dificuldade para engolir e rouquidão!

Ambos os autores atuamos na coordenação nacional e pudemos contar com o empenho de coordenadores estaduais, cuja colaboração foi essencial para fazermos todos desta Campanha 2018 um evento marcante e aos quais agradecemos especialmente, assim com ao Dr. Hugo Lisboa Ramos, vice‐presidente da ABLV, e ao dedicado staff da ABORL‐CCF, em especial ao Sr. Renato Batista Sebastião, gerente de mais de 10 edições da Campanha Nacional da Voz.

Agradecemos a oportunidade e confiança de termos podido coordenar a Campanha Nacional da Voz! Foi enorme honra e prazer e podemos anunciar: preparem‐se todos para campanhas cada vez melhores, que destaquem a importância da especialidade em todos os seus campos de atuação! Afine sua saúde! Cuide da sua voz!

Conflitos de interesse

Os autores declaram não haver conflitos de interesse.

Referência
[1]
Câncer de Laringe [INCA]. Available at: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/laringe [accessed 10/09/18].

Como citar este artigo: Korn GP, Sarvat MA. 20th National Voice Campaign. Braz J Otorhinolaryngol. 2018;84:675–6.

Coordenador Nacional da Campanha Nacional de Voz nos últimos dez anos.

Coordenador Nacional da Campanha Nacional de Voz de 2018.

Copyright © 2018. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
Idiomas
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Opções de artigo
Ferramentas
en pt
Announcement Nota importante
Articles submitted as of May 1, 2022, which are accepted for publication will be subject to a fee (Article Publishing Charge, APC) payment by the author or research funder to cover the costs associated with publication. By submitting the manuscript to this journal, the authors agree to these terms. All manuscripts must be submitted in English.. Os artigos submetidos a partir de 1º de maio de 2022, que forem aceitos para publicação estarão sujeitos a uma taxa (Article Publishing Charge, APC) a ser paga pelo autor para cobrir os custos associados à publicação. Ao submeterem o manuscrito a esta revista, os autores concordam com esses termos. Todos os manuscritos devem ser submetidos em inglês.