TY - JOUR T1 - Progressão do aprendizado da sialoendoscopia diagnóstica JO - Brazilian Journal of Otorhinolaryngology T2 - AU - Higino Steck,José AU - Stabenow,Elaine AU - Martinho Volpi,Erivelto AU - Guerreiro Vasconcelos,Evandro Cezar SN - 25300539 UR - http://www.bjorl.org.br/pt-progressao-do-aprendizado-da-sialoendoscopia-articulo-X2530053916506929 AB - Introdução: A sialoendoscopia vem se tornando o procedimento de referência para o diagnóstico e o tratamento das doenças inflamatórias da glândula salivar. Objetivo: Avaliar a progressão de aprendizado de um mesmo cirurgião para implementação e realização da sialoendoscopia diagnóstica: verificar quantos procedimentos foram necessários para a obtenção de resultados melhores e se houve ocorrência de maior taxa de complicações no início do aprendizado. Método: Análise retrospectiva envolvendo 113 sialoendoscopias consecutivas realizadas de 2010 a 2013. De acordo com uma análise descritiva dos fatores relacionados à experiência do cirurgião, a casuística foi dividida em dois grupos: grupo (A), compreendendo os primeiros 50 exames; e grupo (B), os últimos 63. Em seguida, os grupos foram comparados, levando em consideração os aspectos demográficos e perioperatórios. Resultados: No grupo A, a não realização do cateterismo papilar foi de 22% vs. 3% em B (p = 0,001). A não realização de um exame completo foi de 30% no grupo A vs. 6% em B (p = 0,001), e a necessidade de repetir o exame foi de 22% no grupo A vs. 10% em B (p = 0,058). Os percentuais de complicações foram 18% no grupo A e 10% em B (p = 0,149). O tempo operatório foi ligeiramente menor no grupo B (56 vs. 41 minutos, p = 0,045). Conclusão: Verificamos melhores desfechos após as 50 primeiras sialoendoscopias diagnósticas. Os percentuais de complicações foram estatisticamente semelhantes entre os grupos inicial e avançado de experiência com a sialoendoscopia. ER -