Compartilhar
Informação da revista
Vol. 81. Núm. 1.
Páginas 31-36 (Janeiro 2015)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 81. Núm. 1.
Páginas 31-36 (Janeiro 2015)
Open Access
Gradual approach to refinement of the nasal tip: surgical results
Visitas
6725
Thiago Bittencourt Ottoni de Carvalhoa, Emerson Thomazia, Rafael Panizza Leutza, Rafael P.S.F. Souzaa, Fernando Drimel Molinaa, Vânia Belintani Piattoa, José Victor Manigliaa
a Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital de Base de São José do Rio Preto - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), São José do Rio Preto, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Tabelas (4)
Tabela 1. Distribuição, em grupos, das técnicas cirúrgicas propostas para definição da ponta nasal de acordo com as características anatômicas10
Tabela 2. Distribuição dos pacientes n (%) em cada grupo relacionado ao gênero
Tabela 3. Distribuição da faixa etária de cada grupo analisado em relação ao gênero em valores médios ± desvio-padrão
Tabela 4. Distribuição dos pacientes em cada grupo, de acordo com o gênero, em relação à satisfação ou não do resultado do procedimento cirúrgico
Mostrar maisMostrar menos
Figuras (6)
Mostrar maisMostrar menos

Introdução: A complexidade das estruturas da ponta nasal e o impacto de manobras cirúrgicas sobre o seu suporte dificultam a previsão da forma final da mesma. Devido a isso, nenhuma técnica isolada é suficiente para corrigir adequadamente as numerosas apresentações anatômicas, sendo o planejamento pré-operatório, a base da rinoplastia.

Objetivos: Apresentar resultados de rinoplastias, por meio da abordagem cirúrgica gradativa para definição da ponta nasal baseada nas características anatômicas, e avaliar o grau de satisfação dos pacientes após a realização do procedimento cirúrgico.

Método: Estudo em coorte histórica longitudinal no qual foram avaliados os prontuários de 533 pacientes de ambos os gêneros submetidos à rinoplastia no período de Janeiro de 2005 a Janeiro de 2012. Os pacientes foram divididos em sete grupos: (1) Nenhuma cirurgia na ponta nasal;(2) Divulsão interdomal; (3) Ressecção cefálica; (4) Sutura domal; (5) Enxerto em escudo; (6) Divisão vertical dos domus; (7) Reconstrução das cartilagens alares maiores.

Resultados: O grupo 4 foi o de maior prevalência. A taxa de satisfação foi de 96% e a revisão cirúrgica ocorreu em 4% dos casos.

Conclusão: O protocolo utilizado permitiu a associação da abordagem cirúrgica gradativa para definição da ponta nasal com as características anatômicas nasais, alta taxa de satisfação como resultado cirúrgico e baixa taxa de revisão.

Palavras-chave:
Rinoplastia
Nariz
Cartilagens nasais

Introduction: The complexity of the nasal tip structures and the impact of surgical maneuvers make the prediction of the final outcome very difficult. Therefore, no single technique is enough to correct the several anatomical presentations, and adequate preoperative planning represents the basis of rhinoplasty.

Objective: To present results of rhinoplasty, through the gradual surgical approach to nasal tip definition based on anatomical features, and to evaluate the degree of patient satisfaction after the surgical procedure.

Methods: Longitudinal retrospective cohort study of the medical charts of 533 patients of both genders who underwent rhinoplasty from January of 2005 to January of 2012 was performed. Cases were allocated into seven groups: (1) no surgery on nasal tip; (2) interdomal breakup; (3) cephalic trim; (4) domal suture; (5) shield-shaped graft; (6) vertical dome division; (7) replacement of lower lateral cartilages.

Results: Group 4 was the most prevalent. The satisfaction rate was 96% and revision surgery occurred in 4% of cases.

Conclusion: The protocol used allowed the implementation of a gradual surgical approach to nasal tip definition with the nasal anatomical characteristics, high rate of patient satisfaction with the surgical outcome, and low rate of revision.

Keywords:
Rhinoplasty
Nose
Nasal cartilages
Texto Completo

Introdução

A ponta nasal é a parte mais desafiadora da rinoplastia. A complexidade de suas estruturas, como os elementos cartilaginosos dispostos de forma variável e em posição antigravitacional, a deficiência de suprimento sanguíneo, a espessura da pele e o impacto de manobras cirúrgicas sobre o suporte da ponta dificultam a previsão da forma final da mesma.1

A avaliação da ponta nasal pode ser feita por meio de sua definição, projeção e rotação, além do comprimento nasal. Várias fórmulas e regras matemáticas foram descritas na tentativa de definir as características ideais da ponta nasal.2,3 Além disso, a espessura e a textura do envelope de pele e tecido subcutâneo têm um impacto significativo no grau de definição refletido na ponta nasal.4

A descrição de uma abordagem sistemática e planejada para alcançar resultados mais previsíveis na cirurgia da ponta nasal é recente.5 Desde então, algoritmos têm sido propostos para o tratamento da ponta em caixote e para o aumento da definição nas pontas amorfas, por meio de técnicas de sutura mais adequadas para cada tipo de formato da cartilagem alar maior e para o tipo de pele do paciente, mas com pouca ênfase no uso de enxertos, especialmente em pacientes de pele grossa.6,7 Em vista disso, outro algoritmo foi proposto para o controle da projeção associado ao refinamento da ponta nasal, a fim de melhorar a previsibilidade da cirurgia da ponta pela utilização de técnicas nãodestrutivas e não-palpáveis, as quais enfatizavam somente técnicas de sutura e alguns enxertos, não abordando aquelas mais simples ou até mesmo mais complexas para pontas nasais.8

Devido à multiplicidade e complexidade de deformidades da ponta nasal encontradas pelos cirurgiões, nenhuma técnica isolada é suficiente para corrigir adequadamente as numerosas apresentações anatômicas da ponta nasal. Logo, o planejamento pré-operatório é a base da rinoplastia.9 Até o momento, somente um estudo descreveu a abordagem gradativa e sistemática para definição da ponta nasal baseada na avaliação pré-operatória da anatomia enfatizando técnicas cirúrgicas, desde as mais simples até as mais complexas,10 e esse protocolo descrito foi a base do presente estudo.

O presente estudo teve como objetivos apresentar resultados de rinoplastias por meio da abordagem cirúrgica gradativa para definição da ponta nasal baseada nas características anatômicas e avaliar o grau de satisfação dos pacientes após a realização do procedimento cirúrgico.

Método

De acordo com as Normas Regulamentadoras de Pesquisa em Seres Humanos, Resolução 196/96 do Ministério da Saúde, o presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição, sob Parecer nº 241.098/2013.

Estudo em coorte histórica longitudinal, no qual a equipe médica do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital de Base de São José do Rio Preto, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), São José do Rio Preto, SP, Brasil avaliou os prontuários de 780 pacientes de ambos os gêneros que realizaram rinoplastia no período de janeiro de 2005 a janeiro de 2012. Foram selecionados 533 pacientes que se enquadraram no estudo. Os seguintes dados foram avaliados: gênero, idade à época da cirurgia, características anatômicas do nariz, tipo de abordagem cirúrgica e grau de satisfação dos pacientes após o procedimento (definida através da última nota do prontuário). Foi considerado como único critério de inclusão o paciente ter sido submetido à rinoplastia, com ou sem cirurgia na ponta nasal. Como critério de exclusão utilizou-se o seguimento pós-operatório menor que um ano e a falta de dados no prontuário. De acordo com os dados obtidos, os pacientes foram distribuídos em grupos, conforme apresentado na tabela 1.10

Análise estatística

Os resultados foram submetidos previamente à estatística descritiva para determinação da normalidade. Foram utilizados o teste t bicaudal de Student para amostras independentes com distribuição normal e o teste de Mann-Whitney para amostras com distribuição não normal. Quando aplicável, foi utilizado o teste Qui-quadrado para comparação entre as variáveis. O nível de significância foi estabelecido em 5%.

Resultados

Do total de 533 pacientes que foram submetidos à rinoplastia, 158 (30%) são do gênero masculino e 375 (70%) do gênero feminino. A faixa etária para o gênero masculino, à época da cirurgia, variou de 12 a 62 anos (média de 26,7 ± 8,9 anos), e para o gênero feminino a faixa etária variou de 11 a 66 anos (média de 27,2 ± 8,2 anos), não sendo esta relação significante (p = 0,3279).

A tabela 2 apresenta o número de pacientes em cada grupo determinado e de acordo com o gênero. O Grupo 4, em relação ao número de pacientes, apresentou maior prevalência (27%) seguido pelos Grupos 1 (26%), 3 (23,1%), 5 (8%), 2 (7,3%), e pelos Grupos 6 e 7, os quais obtiveram a mesma prevalência (4,3%). Em todos os grupos, houve maior prevalência do gênero feminino, sendo esta relação estatisticamente significante (p = 0,0003). As figuras 1 a 6 demonstram pré e pós-operatório de uma paciente pertencente ao Grupo 4 (maior prevalência), 17 anos, sexo feminino, pele de espessura normal, que apresentava ponta nasal com ângulo de divergência intercrural aumentado e arco domal alargado, narinas simétricas, sub-rotação e convexidade no dorso. Foi realizada rinosseptoplastia via incisões marginal e inter-cartilaginosa, seguidas de ressecção cefálica dos ramos laterais, suturas transdomal, interdomal e septocolumelar com interposição de poste columelar, redução do dorso e osteotomias laterais. Após 12 meses, observou-se melhora da definição da ponta.

Figura 1 Foto frontal pré-operatória.

Figura 2 Foto perfil pré-operatória.

Figura 3 Foto base nasal pré-operatória.

Figura 4 Foto frontal pós-operatória.

Figura 5 Foto perfil pós-operatória.

Figura 6 Foto base nasal pós-operatória.

A análise das médias da faixa etária entre os gêneros dos pacientes de cada grupo analisado permitiu identificar valores médios aproximadamente semelhantes, não havendo, portanto, diferença estatística (tabela 3).

O número de pacientes foi avaliado de acordo com o gênero em cada grupo cirúrgico, em relação à satisfação ou não do resultado da rinoplastia após 12 a 30 meses do procedimento, sendo encontrada a taxa total de 96% de pacientes satisfeitos, com predomínio do gênero feminino (67%). Ao todo, 21 pacientes (4%), também com prevalência do gênero feminino (3%), se mostraram insatisfeitos com o resultado do procedimento. Em relação aos grupos, o Grupo 6 apresentou 100% de satisfação, seguido pelos Grupos 5 (98%), 3 (97%), 1 e 7 (ambos com 96%), e 2 (95%). O Grupo 4 foi o que apresentou a menor taxa de satisfação (94%) (tabela 4).

Discussão

A ponta nasal pode ser avaliada através da sua definição, projeção (distância da ponta do nariz até o ponto mais posterior da junção nasofacial) e rotação (movimento cefálico ou caudal da ponta nasal em relação ao plano facial).2,3 Para alcançar uma melhor definição da ponta nasal, todo cirurgião deve trabalhar com os conceitos de conservação do esqueleto, reposicionamento de cartilagem e técnica cirúrgica altamente precisa. Devido às variações anatômicas, especialmente das cartilagens alares maiores e do envelope de pele e tecido subcutâneo, foi descrito um protocolo com a descrição de várias técnicas para definição da ponta.10 Com uma abordagem sistemática no planejamento pré-operatório,10 é possível alcançar resultados satisfatórios no pós-operatório, tornando, assim, a rinoplastia menos intimidante, apesar de ser considerada um dos procedimentos mais desafiadores na cirurgia plástica facial.3,5,9

Sendo assim, o presente estudo utilizou o protocolo conforme publicado na literatura,10 para a abordagem gradativa para definição da ponta nasal baseada em características anatômicas, que permitem ao cirurgião corrigir deformidades mais simples em pacientes de pele fina utilizando técnicas conservadoras, reservando as técnicas mais complexas para maiores deformidades da ponta em pacientes de pele grossa.

Do total dos pacientes do estudo (533), foi encontrada maior prevalência do gênero feminino (70%), fato semelhante ao descrito na literatura (67,8%), que analisou casuística maior (641 pacientes).10 A distribuição dos pacientes nos sete grupos avaliados mostrou um predomínio do gênero feminino em todos os grupos. O estudo de referência10 não apresentou dados da distribuição do gênero entre os grupos para comparação com o presente estudo.

Em relação ao número de pacientes em cada grupo, houve diferença na prevalência quando comparada ao estudo de referência,10 provavelmente devido a diferentes características regionais e étnicas entre ambos os locais nos quais as pesquisas foram realizadas. No presente estudo e naquele de referência,10 o Grupo 4 apresentou maior número de pacientes.

Ao avaliar a taxa de satisfação dos pacientes em relação ao resultado cirúrgico em cada grupo do protocolo, foram encontradas diferenças nas prevalências entre o presente estudo e o de referência.10 Estas diferenças também podem ser resultantes, conforme referido, das características regionais e étnicas destas duas casuísticas. Apesar das dificuldades inerentes aos procedimentos cirúrgicos dos Grupos 5, 6 e 7, o presente estudo encontrou maior taxa de satisfação nos mesmos, quando comparadas ao estudo de referência.10

Apesar de diferenças na casuística e nas características físicas dos pacientes, a avaliação da taxa de satisfação global do presente estudo (96%) foi semelhante a do estudo de referência (95,6%).10 Mas a taxa de revisão do presente estudo foi menor (4%) que a do estudo da literatura (5,6%),10 apesar de ambas serem consideradas baixas para a rinoplastia.

Sendo assim, no aspecto geral, as taxas de satisfação dos pacientes e a de revisão obtidas no presente estudo foram consideradas adequadas para a definição da ponta nasal, de acordo com o protocolo de abordagem utilizado.10 Esta abordagem gradativa pode ser considerada o passo inicial para o planejamento pré-operatório da rinoplastia. Depois de definir a qual grupo pertence cada paciente, outras manobras devem ser selecionadas para corrigir as outras deformidades, progredindo de reparos simples a complexos, baseados no diagnóstico anatômico.

Conclusões

O protocolo utilizado permitiu a associação da abordagem cirúrgica gradativa para definição da ponta nasal com as características anatômicas nasais, alta taxa de satisfação com o resultado cirúrgico e baixa taxa de revisão.

Conflitos de interesse

Os autores declaram não haver conflitos de interesse.


Recebido em 23 de julho de 2013;

aceito em 12 de abril de 2014

DOI se refere ao artigo: http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.04.003

Como citar este artigo: de Carvalho TB, Thomazi E, Leutz RP, Souza RP, Molina FD, Piatto VB, et al. Gradual approach to refinement of the nasal tip: surgical results. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81:31-6.

* Autor para correspondência.

E-mail:cmf.thiago@gmail.com (T.B.O. de Carvalho).

Bibliografia
[1]
Reconstructive rhinoplasty: the 3-dimensional nasal tip. Arch Facial Plast Surg. 2006;8:195-201.
[2]
Proportions of the aesthetic face. New York: Thieme-Stratton; 1984.
[3]
Rhinoplasty: a practical guide for surgical planning. Plast Reconstr Surg. 1993;91:642-54.
[4]
Skin and subcutaneous tissue in rhinoplasty. Aesthetic Plast Surg. 2002;26 Suppl. 1:S19.
[5]
Rhinoplasty: the art and the science. Philadelphia: WB Saunders; 1997.
[6]
The boxy nasal tip: classification and management based on alar cartilage suturing techniques. Plast Reconstr Surg. 2001;107:1849-63.
[7]
Suture algorithm for the broad or bulbous nasal tip. Plast Reconstr Surg. 2002;110:1752-64.
[8]
Tip shaping in primary rhinoplasty: an algorithmic approach. Plast Reconstr Surg. 2008;122:1229-41.
[9]
A systematic approach for preoperative rhinoplasty planning. Am J Otolaryngol. 2008;29:265-9.
[10]
Gradated approach to refinement of the nasal lobule. Arch Facial Plast Surg. 2009;11:221-9.
Idiomas
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Opções de artigo
Ferramentas
en pt
Announcement Nota importante
Articles submitted as of May 1, 2022, which are accepted for publication will be subject to a fee (Article Publishing Charge, APC) payment by the author or research funder to cover the costs associated with publication. By submitting the manuscript to this journal, the authors agree to these terms. All manuscripts must be submitted in English.. Os artigos submetidos a partir de 1º de maio de 2022, que forem aceitos para publicação estarão sujeitos a uma taxa (Article Publishing Charge, APC) a ser paga pelo autor para cobrir os custos associados à publicação. Ao submeterem o manuscrito a esta revista, os autores concordam com esses termos. Todos os manuscritos devem ser submetidos em inglês.