Compartilhar
Informação da revista
Vol. 86. Núm. 2.
Páginas 217-221 (Março - Abril 2020)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Visitas
3904
Vol. 86. Núm. 2.
Páginas 217-221 (Março - Abril 2020)
Artigo original
Open Access
Is there any association between Helicobacter pylori and otitis media with effusion?
Há associação entre Helicobacter pylori e otite média com efusão?
Visitas
3904
Mohammad Ali Damghani, Elham Dehghan
Autor para correspondência
dehghan_elham90@yahoo.com

Autor para correspondência.
Kerman University, Faculty of Medicine, Department of Otolaryngology, Kerman, Irã
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (2)
Tabelas (2)
Tabela 1. Positividade para Helicobacter pylori (H. pylori) nos grupos de estudo e controle e comparação entre os grupos pelo teste do qui‐quadrado
Tabela 2. Relação entre a presença de Helicobacter pylori (H. pylori) e sexo entre os grupos controle e estudo avaliada pelo teste exato de Fisher
Mostrar maisMostrar menos
Abstract
Introduction

It is proposed that Helicobacter pylori can be responsible for the development of otitis media with effusion.

Objective

The aim of this study is to investigate the prevalence of H. pylori in the adenoid tissue and fluid of the middle ear in patients who suffer from adenoid hyperplasia and otitis media with effusion in comparison with those who suffer from adenoid hyperplasia without otitis media with effusion.

Methods

This is a case–control study that was carried out in 50 children of age 2–7 years old who were admitted with adenoid hyperplasia. Patients were divided into case and control groups. The study group included 25 patients with adenoid hyperplasia and otitis media with effusion and the control group included 25 patients with adenoid hyperplasia without otitis media with effusion. The patients in both groups underwent surgical adenoidectomy. For the case group we carried out myringotomy and placement of tympanostomy tube, and fluid samples were collected under sterile conditions. The samples were sent to the laboratory for polymerase chain reactions.

Results

In the case group H. pylori was found to be positive in 18 samples of the middle ear fluid (70%) and in 1 polymerase chain reaction adenoid tissue sample (4%). In the control group H. pylori was positive in 3 samples of adenoid tissues (12%). There was no gender difference.

Conclusion

H. pylori is one of the important bacteria that plays a role in the pathogenesis of otitis media with effusion. Whether adenoid tissue may be a reservoir for H. Pylori is unclear.

Keywords:
Otitis media with effusion
Helicobacter pylori
Polymerase chain reaction
Resumo
Introdução

Propõe-se que o Helicobacter pylori possa ser responsável pelo desenvolvimento de otite média com efusão.

Objetivo

Investigar a prevalência de H. pylori no tecido adenoideano e no fluido da orelha média em pacientes com hiperplasia de adenoide e otite média com efusão em comparação àqueles com hiperplasia de adenoide sem otite média com efusão.

Método

Este é um estudo de caso‐controle feito em 50 crianças de 2 a 7 anos, com sinais e sintomas de hiperplasia de adenoide. Os pacientes foram divididos em grupo de estudo e grupo controle. O grupo de estudo incluiu 25 pacientes com hiperplasia de adenoide e otite média com efusão e o grupo controle incluiu 25 pacientes com hiperplasia de adenoide sem otite média com efusão. Os pacientes dos dois grupos foram submetidos a adenoidectomia e, no grupo de estudo, realizou-se também miringotomia com colocação de tubo de ventilação e amostras de fluidos foram coletadas sob condições estéreis. As amostras foram enviadas para o laboratório, para investigação por reação de polimerase em cadeia.

Resultados

No grupo de estudo, houve positividade para H. pylori em 18 amostras do fluido de orelha média (70%) e uma amostra de tecido adenoideano foi positiva na reação de polimerase em cadeia (4%). No grupo controle, houve positividade para H. pylori em 3 amostras de tecido adenoideano (12%). Não houve diferença entre os gêneros.

Conclusão

H. pylori é uma das bactérias importantes que desempenham um papel na patogênese da otite médica com efusão. Se o tecido adenoideano pode ou não representar um reservatório para H. pylori ainda necessita ser esclarecido.

Palavras‐chave:
Otite média com efusão
Helicobacter pylori
Reação em cadeia da polimerase
Texto Completo
Introdução

A otite média com efusão (OME) é definida como efusão na orelha média sem sinais e sintomas de inflamação aguda como os encontrados na otite média aguda.1 A fisiopatologia da doença é multifatorial, alergia, autoimunidade, doença do refluxo gastroesofágico, bactérias, vírus e disfunção da tuba auditiva. Em orelhas com OME crônica, H. influenzae foi o patógeno mais comumente encontrado e outras bactérias comuns incluíram S. pneumonia e M. catarrhalis. Outras bactérias são identificadas em pequena porcentagem de casos.2 Estudos recentes investigaram a possibilidade de uma relação entre a OME e a presença de Helicobacter pylori (H. pylori) na orelha média.3 Com 10 anos, aproximadamente 75% das crianças estão infectadas com H. pylori. Muitas regiões do corpo, além do trato gastrointestinal, foram investigadas em relação à presença desse microrganismo. Nos últimos anos, o H. pylori foi encontrado no tecido adenoideano, em pólipos nasais e na orelha média.4 A presença do H. pylori também tem sido demonstrada em altas proporções em pólipos nasais e nas amostras laríngeas de lesões de cordas vocais, com o método de reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT‐PCR).5,6 Uma causa potencial da OME é o refluxo do conteúdo gástrico para a região da mucosa nasofaríngea, o que iniciaria um processo inflamatório.7 Esse mecanismo fisiopatológico tem sido frequentemente questionado em estudos recentes.8,9 Estudos em animais mostraram que o refluxo leva à disfunção da tuba auditiva. Em crianças, a tuba auditiva é imatura e seu ângulo é mais amplo. Portanto, o conteúdo gástrico pode chegar mais facilmente à orelha média, induzir um processo inflamatório.10 Poucos estudos investigaram a relação entre otite média com efusão, níveis de pepsinogênio e presença de H. pylori separadamente.11 Vários métodos são usados para a detecção de H. pylori. Foi demonstrado que o método de PCR tem quase 100% de sensibilidade e especificidade na detecção, identificação e quantificação de H. pylori em amostras biológicas.12 O objetivo deste estudo é investigar a presença de H. pylori em tecido adenoideano de pacientes com hiperplasia da adenoide sem OME em comparação com pacientes com hiperplasia de adenoide e OME.

Método

Estudo caso‐controle feito em 50 crianças entre 2 e 7 anos com hiperplasia adenoideana e mediana de 4,5 anos admitidas no Departamento de Otorrinolaringologia do Shafa Hospital (Kerman, Irã) entre outubro de 2013 e março 2015. Os pacientes foram incluídos no estudo pelo método de amostragem não aleatória simples.

Os critérios de inclusão foram sinais e sintomas de hiperplasia adenoideana confirmados pela radiografia cervical lateral na posição de extensão. Os pacientes foram divididos em grupo de estudo e grupo controle, com base na presença ou ausência de sinais e sintomas de OME. Após diagnóstico clínico, inclusive a otoscopia, o diagnóstico de OME foi confirmado pela timpanometria. Os pacientes do grupo estudo tinham OME, mas os pacientes do grupo controle não.

Os critérios de exclusão foram pacientes que não concordaram em entrar no estudo, histórico de adenoidectomia prévia, distúrbios neurológicos, síndromes genéticas, anomalias craniofaciais, como síndrome de Down, outras causas de obstrução das vias aéreas, como desvio de septo, pólipos e hipertrofia de conchas nasais. Além disso, pacientes com infecção ativa foram excluídos. Os objetivos e métodos do estudo foram descritos para os pais dos pacientes e eles foram perguntados para garantir que entendessem o procedimento e pudessem fazer suas próprias perguntas. O termo de consentimento livre e informado foi obtido de todos os pais. Todos os pacientes foram submetidos à adenoidectomia sob as mesmas condições e as amostras de tecido foram removidas com uma cureta. Um espécime do core foi retirado de cada tecido adenoideano; as amostras coletadas foram colocadas imediatamente em solução tampão PBS. Além disso, para o grupo de estudo, foram coletadas amostras da efusão da orelha média. Para esse propósito, meato auditivo externo banhado em solução de álcool a 70%, após o que uma incisão foi feita no quadrante anteroinferior da membrana timpânica. Em seguida, as amostras de fluido da orelha média foram coletadas e colocadas em solução tampão PBS. As amostras da efusão e de tecido adenoideano foram transportadas para o laboratório de microbiologia. As amostras foram congeladas imediatamente após a remoção e armazenadas a ‐20°C; quando necessário, os espécimes foram descongelados e os sobrenadantes dos espécimes centrifugados analisados. Um kit de isolamento genômico foi usado para análise do DNA do H. pylori.

A medida foi feita por um espectrofotômetro. Assim, a existência do DNA de H. pylori foi determinada nas bandas de 260‐280nm por taxa de absorção. No fim, todas as informações dos pacientes foram inseridas na lista de verificação. Os dados foram relatados por estatística descritiva e a análise foi feita pelos testes de qui‐quadrado e exato de Fisher e o software SPSS foi usado nas análises.

O código de ética deste artigo foi registrado como IR.KMU.REC.1395.344.

Resultados

O estudo incluiu 50 pacientes, estudados em dois grupos, um com 25 casos e outro com 25 controles. Dos pacientes, 24 (48%) eram do sexo masculino e 26 (52%) do feminino. Dos 50 pacientes, 18 pacientes (70%) do grupo de estudo tinham H. pylori no fluido da orelha média, um paciente (4%) do grupo de estudo e três pacientes (12%) do grupo controle tinham H. pylori em tecido adenoideano. Portanto, podemos dizer que no grupo de estudo a frequência de H. pylori na efusão da orelha média foi maior do que nos tecidos adenoideanos dos 2 grupos (tabela 1, fig. 1). Das 26 meninas, duas (7,7%) (uma do grupo de estudo e uma do grupo controle) apresentaram H. pylori em tecido adenoideano. Dos 24 meninos, dois (8,3%) do grupo controle e nenhum dos do grupo de estudo tinham H. pylori em tecido adenoideano. Oito meninas (30,8%) e 10 meninos (41,7%) do grupo de estudo apresentaram H. pylori nas amostras de efusão da orelha média. Os resultados podem ser vistos na tabela 2, os quais mostram que não há diferença significativa entre os gêneros em nossa comparação.(fig. 2).

Tabela 1.

Positividade para Helicobacter pylori (H. pylori) nos grupos de estudo e controle e comparação entre os grupos pelo teste do qui‐quadrado

Grupos  ControleCaso
  AdenoideAdenoideFluido da orelha média
Número de pacientes  25           
Presença de H. pylori  Presente  Ausente  Presente  Ausente  Presente  Ausente 
Taxa de detecção de H. pylori  3 (12%)  22 (88%)  1 (4%)  24 (96%)  18 (72%)  7 (28%) 

p‐valor da comparação entre H. pylori nos tecidos adenoideanos nos grupos de estudo e controle é de 0,609.

p‐valor da comparação entre H. pylori no tecido adenoideano e na efusão da orelha média do grupo de estudo é de 0,000.

p‐valor da comparação de H. pylori no tecido adenoideano do grupo controle e a efusão da orelha média do grupo de estudo é 0,001.

Figura 1.

Frequência de H. pylori em tecido adenoideano e efusões da orelha média nos grupos de estudo e controle.

(0,04MB).
Tabela 2.

Relação entre a presença de Helicobacter pylori (H. pylori) e sexo entre os grupos controle e estudo avaliada pelo teste exato de Fisher

Grupo  Gênero  Presença de H. pylori no tecido adenoideanop‐valor 
    Negativo  Positivo   
Caso  Feminino  1 (9,1%)  10 (90,9%)  0,44 
  Masculino  0 (0%)  14 (100%)   
Controle  Feminino  1(6,7%)  14 (93,3%)  0,54 
  Masculino  2 (20%)  8 (80%)   
Total  Feminino  2 (7,7%)  24 (92,3%) 
  Masculino  2 (8,3%)  22 (91,7%)   
Figura 2.

Frequência do H. pylori com base no gênero nos grupos de estudo e controle.

(0,08MB).
Discussão

A OME é uma das causas mais comuns de perda auditiva em crianças em países desenvolvidos. Ela é caracterizada por acúmulo de líquido na orelha média sem infecção ativa e quando a doença persiste por mais de três meses, é denominada OME crônica. Em vários estudos, a relação entre o H. pylori e a patogênese de vários problemas do trato aerodigestivo superior foi demonstrada. O H. pylori necessita de ambiente microaerofílico para reprodução. Esse ambiente está presente na orelha média de pacientes com OME. O mecanismo de colonização dessas bactérias na mucosa gástrica ainda não está claro. Diz‐se que essa bactéria implanta‐se no epitélio mucoso do estômago protegido por uma camada de muco impermeável ao ácido gástrico e cresce. O pH do lado luminal da camada de muco é de 1,0±2,0 e o pH do lado da mucosa é de 7,4. O pH das efusões da orelha média também está entre 7,0 e 9,0. Nas infecções por H. pylori ocorre metaplasia da mucosa e hiperplasia das células caliciformes, situação semelhante à OME.7,13 Neste estudo, usamos PCR para a detecção de H. pylori nas amostras de efusão da orelha média. Calculamos a taxa de positividade do H. pylori não com base no número de orelhas, mas no número de pacientes, porque nosso objetivo era conhecer a taxa da presença de H. pylori em cada indivíduo. Verificamos a presença de H. pylori em 70% das efusões da orelha média e essa taxa é relativamente alta em comparação com a de outros estudos, como o de Chul et al.14 (a prevalência de H. pylori foi de 30%). Portanto, sugerimos que o H. pylori pode ser um importante fator etiológico para o desenvolvimento da OME. Agirdir et al.15 relataram que a positividade para H. pylori foi de (66,6%) na efusão de 30 pacientes com OME e que as adenoides do grupo de pacientes e do grupo controle não apresentaram diferença significativa na prevalência de H. pylori. Yilmaz et al.10 relataram que a análise da efusão da orelha média por PCR foi positiva para H. pylori em 45% dos pacientes com OME. Em outro estudo, Yilmaz et al.16 avaliaram 18 indivíduos com OME e hiperplasia de adenoide e 20 indivíduos com apenas hiperplasia de adenoide foram comparados. Os resultados mostraram que no grupo de estudo o H. pylori foi positivo em 67% das crianças. Nenhuma das amostras obtidas de adenoides do grupo de estudo e apenas uma das amostras de tecido no grupo controle foi positiva no teste de PCR. Há duas explicações possíveis para a descoberta do H. pylori na efusão da orelha média. A primeira é que a tonsila e a adenoide atuam como um reservatório para o H. pylori. Como as tonsilas, adenoides e tuba auditiva estão anatomicamente próximas, isso pode permitir que o H. pylori se espalhe diretamente pelo local.17,18 A segunda possibilidade seria devido ao refluxo gastroesofágico, uma vez que o fluido gástrico pode afetar a orelha média através da tuba auditiva e o H. pylori, que está misturado com o fluido gástrico, pode então ser detectado na orelha média. Existe uma associação entre os problemas crônicos da orelha média e o refluxo gastroesofágico. Foi relatada por Tasker et al. uma maior concentração de pepsina/pepsinogênio na orelha média do que no soro de pacientes com OME.7

No estudo publicado em 2008 por Fancy et al.3 os autores mostraram que a comparação entre 45 pacientes com hiperplasia adenoideana e OME e 35 pacientes que apresentavam apenas hiperplasia adenoideana não mostrou diferença significativa na incidência dessa infecção entre os dois grupos.

Em outro estudo de Saki et al.19 a prevalência de H. pylori em pacientes com OME foi estudada. Oitenta e quatro pacientes submetidos a adenoidectomia e miringotomia foram incluídos no grupo de estudo. Noventa e um pacientes submetidos apenas a adenoidectomia foram selecionados como grupo controle. As amostras de tecido adenoideano foram positivas para H. pylori em 25% dos pacientes do grupo de estudo e 19,8% dos pacientes no grupo controle. No grupo de estudo, 42,8% de amostras de efusão (otite média) da orelha média foram positivas para H. pylori. Eles mostraram que a colonização de H. pylori no tecido adenoideano e na orelha média pode estar envolvida na patogênese da OME.

No presente estudo, verificamos que a presença de H. pylori em amostras de tecido adenoideano do grupo de estudo foi de 4%, enquanto no grupo controle foi de 12% e esse achado não é significante quando comparado à positividade de H. pylori em pacientes com OME, a qual foi 70%. Isso indica que o tecido adenoideano não é um reservatório para o H. pylori. Esperamos que futuros estudos sobre a relação entre OME e H. pylori sejam feitos na população mundial.

Conclusão

Nosso estudo mostrou que há presença significativa de H. pylori na orelha média de crianças com OME crônica, indicou que o H. pylori pode ter um possível papel na patogênese da doença. Além disso, detectamos a presença de H. pylori em 4 de 50 amostras de tecido adenoideano, o que apoia a ideia de que não atua como um reservatório importante para H. pylori.

Conflitos de interesse

Os autores declaram não haver conflitos de interesse.

Referências
[1]
G.A. Gates.
Acute otitis media and otitis media with effusion.
Otolaryngology: head & neck surgery, pp. 461
[2]
D.M. Poetker, D.R. Lindstrom, C.E. Edmiston, C.J. Krepel, T.R. Link, J.E. Kerschner.
Microbiology of middle ear effusions from 292 patients undergoing tympanostomy tube placement for middle ear disease.
Int J Pediatr Otorhinolaryngol, 69 (2005), pp. 799-804
[3]
T. Fancy, P.H. Mathers, H.H. Ramadan.
Otitis media with effusion: a possible role for Helicobacter pylori?.
Otolaryngol Head Neck Surg, 140 (2009), pp. 256-258
[4]
S. Kariya, M. Okano, K. Nishizaki.
An Association between Helicobacter pylori and upper respiratory tract disease: fact and fiction?.
World J Gastroenteral, 20 (2014), pp. 1470-1484
[5]
M. Ozyurt, A. Gungor, K. Ergunay, E. Cekin, E. Erkul, T. Haznedaroglu.
Real‐time PCR detection of Helicobacter pylori and virulence‐associated cagA in nasal polyp and Laryngeal disorders.
Otolaryngol Head Neck Surg, 141 (2009), pp. 131-135
[6]
M. Tba, S. Fawaz, H. Osman.
Helicobacter pylori and its role in vocal folds minimal lesions.
Clin Respir J, 4 (2010), pp. 237-240
[7]
A. Tasker, P.W. Dettmar, M. Panetti, J.A. Koufman, J. P Birchall, J.P. Pearson.
Is gastric reflux a cause of otitis media with effusion in children?.
Laryngoscope, 112 (2002), pp. 1930-1934
[8]
H.N. Lue, Q.M. Yang, Shengy, Z.H. Wang, Q. Zhang, J. Yan, et al.
Role of pepsin and pepsinogen, linking laryngopharingeal reflux with otitis media with effusion in children.
Laryngoscope, 124 (2014), pp. 294-300
[9]
D.R. White, S.B. Heavner, S.M. Hardy, J. Prazma.
Gastroesophageal reflux and eustachian tube dysfunction in an animal model.
Laryngoscope, 112 (2002), pp. 956-961
[10]
T. Yilmaz, M. Ceylan, Y. Akyön, O. Ozçakýr, B. Gürsel.
Helicobacter pylori: a possible association with otitis media with effusion.
Otolaryngol Head Neck Surg, 134 (2006), pp. 772-777
[11]
A. Kandulski, P. Malfertheiner.
Helicobacter pylori and gastroesophageal reflux disease.
Curr Opin Gastroenterol, 30 (2014), pp. 402-407
[12]
Q. He, J.P. Wany, M. Ostato, L.B. Lanchman.
Real‐time quantitative PCR for detection of Helicobacter pylori.
J Clin Microbial, 40 (2002), pp. 3720-3728
[13]
S. Suerbaum, P. Michetti.
Helicobacter pylori infection.
N Engl J Med, 347 (2002), pp. 1175-1186
[14]
C.W. Park, J.H. Chung, H.J. Min, K.R. Kim, K. Tae, S.H. Cho, et al.
Helicobacter pylori in middle ear of children with otitis media with effusion.
Chin Med J (Engl), 124 (2011), pp. 4275-4278
[15]
B.V. Agirdir, S. Bozova, A.T. Derin, M. Turhan.
Chronic otitis media with effusion and Helicobacter pylori.
Int J Pediatr Otorhinolaryngol, 70 (2006), pp. 829-834
[16]
M.D. Yilmaz, O. Aktepe, Y. Cetinkol, A. Altuntas.
Dose Helicobacter pylori have role in development of otitis media with effusion.
Int J Pediatr Otorhinolaryngol, 69 (2005), pp. 745-749
[17]
M. Bitar, R. Mahfuz, A. Soweid, E. Racoubian, M. Ghasham, G. Zaatari, et al.
Does Helicobacter pylori colonize the nasopharynx of children and contribute to their middle ear disease?.
Acta Otolaryngol, 126 (2006), pp. 154-159
[18]
M.Y. Cirak, A. Ozdek, D. Yilmaz, U. Bayiz, E. Samim, S. Turet.
Detection of Helicobacter pylori and is CagA gene in tonsil and adenoid tissues by PCR.
Arch Otolaryngol Head Neck Surg, 129 (2003), pp. 1225-1229
[19]
N. Saki, A. Samarbaf Zadeh, R. Sheikhpour Jonaky, S.M. Noori, G.H.A. Kayedani, S. Nikakhlagh.
The prevalence rate of Helicobacter pylori infection in, chronic otitis media with effusion patients.
J Jundishapur Microbiol, (2014), pp. 7e15694

Como citar este artigo: Damghani MA, Dehghan E. Is there any association between Helicobacter pylori and otitis media with effusion? Braz J Otorhinolaryngol. 2020;86:217–21.

A revisão por pares é da responsabilidade da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico‐Facial.

Copyright © 2018. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
Idiomas
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Opções de artigo
Ferramentas
en pt
Announcement Nota importante
Articles submitted as of May 1, 2022, which are accepted for publication will be subject to a fee (Article Publishing Charge, APC) payment by the author or research funder to cover the costs associated with publication. By submitting the manuscript to this journal, the authors agree to these terms. All manuscripts must be submitted in English.. Os artigos submetidos a partir de 1º de maio de 2022, que forem aceitos para publicação estarão sujeitos a uma taxa (Article Publishing Charge, APC) a ser paga pelo autor para cobrir os custos associados à publicação. Ao submeterem o manuscrito a esta revista, os autores concordam com esses termos. Todos os manuscritos devem ser submetidos em inglês.