Compartilhar
Informação da revista
Vol. 81. Núm. 2.
Páginas 219-221 (Março 2015)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 81. Núm. 2.
Páginas 219-221 (Março 2015)
Open Access
Laryngeal amyloidosis presenting as false vocal fold bulging: clinical and therapeutic aspects
Amiloidose laríngea apresentando-se como abaulamento em prega vestibular: aspectos clínicos e terapêuticos
Visitas
6065
José Caporrino Netoa, Neisa Santos Carvalho Alvesb, Luiza de Almeida Gondrab
a Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
b Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (1)
Texto Completo

Introdução

A laringe é o principal sítio na amiloidose em via aerodigestiva alta. Predomina em homens na quinta década de vida1,2 e representa aproximadamente 1% dos tumores benignos deste órgão.1 A disfonia é o principal sintoma,3,4 e o diagnóstico histopatológico é o padrão ouro.

Neste estudo, é relatado um caso de amiloidose laríngea em paciente jovem, do sexo feminino, acompanhada em nosso serviço, de novembro/2011 a outubro/2013, que visa demonstrar a diversidade clínica da doença, bem como alertar para os diagnósticos diferenciais e seguimento.

Apresentação do caso

Mulher, 35 anos, negra, natural e procedente de São Paulo/ SP, com queixa de odinofagia (pior à direita), pigarro, globus faríngeo e disfonia há quatro anos. Negava sintomas respiratórios, dispépticos ou nasais. Realizou tratamento com Omeprazol 40 mg/dia por tempo prolongado, porém não apresentou melhora dos sintomas. Negava tabagismo, etilismo ou antecedentes pessoais e familiares relevantes.

Apresentava-se com voz rugosa, oroscopia e rinoscopia anterior sem alterações. À telelaringoscopia evidenciava-se abaulamento submucoso em prega vestibular direita, sem alterações na sua mobilidade, e edema/hiperemia do espaço interaritenoídeo (fig. 1A).

Figura 1 A, Telelaringoscopia: abaulamento em prega vestibular direita, sem comprometimento glótico ou subglótico. B, Fragmento evidenciando epitélio tipo respiratório com discreto infiltrado linfomononuclear no estroma e aparente deposição de material amorfo eosinofílico à hematoxilina-eosina, no local delimitado (H&E, 3200). C, Mesma área mostrada em B, com aparência mais pálida que o restante da amostra, quando corada pelo vermelho-congo (Vermelho-congo, 3400).

Aventada hipótese de cisto sacular e indicada exérese da lesão com fonoterapia pós-operatória, que foram realizadas sem intercorrências.

O resultado anatomopatológico apontou amiloidose laríngea (figs. 1B e C), tendo sido, então, solicitados exames de funções renal e hepática e eletrocardiograma – os quais estavam normais, e a paciente foi encaminhada para acompanhamento em conjunto no setor de Reumatologia.

A paciente não realizou seguimento otorrinolaringológico/ reumatológico, comparecendo ao ambulatório um ano após a cirurgia, assintomática. Novas provas de funções renal, hepática e cardiovascular, além de telelaringoscopia rígida, foram realizados, e estes encontravam-se normais. Optouse, então, por acompanhamento ambulatorial semestral e reencaminhamento à Reumatologia.

Discussão

O acometimento laríngeo geralmente é decorrente da forma localizada da amiloidose4 e, ao contrário do que ocorre em outros sítios da cabeça e pescoço, raramente é envolvida nos quadros sistêmicos da doença.3

A lesão ocorre principalmente em prega vestibular (55%), apresentando-se como edema subepitelial ou formação nodular.1 O diagnóstico é raramente suspeitado e muitas vezes só concluído após anatomopatológico – no qual é observada típica birrefringência positiva sob luz polarizada após coloração com vermelho-congo, adquirindo tonalidade esverdeada.5 No nosso caso, suspeitou-se de cisto sacular, doença caracterizada por obstrução/atresia do orifício sacular laríngeo com consequente retenção de muco e abaulamento submucoso. Sarcoidose, tumores metastáticos, pólipos, neoplasias malignas e tumores de glândulas salivares representam outros diagnósticos diferenciais possíveis.4,6

Alguns autores sugerem avaliação das funções hepática, renal, eletrocardiográfica e pesquisa endoscópica de amiloidose multifocal do trato respiratório na investigação inicial do envolvimento sistêmico.4 A normalidade dessas provas em nossa paciente, além do curso pós-operatório assintomático, sugere tratar-se de amiloidose localizada. Entretanto, vale salientar a importância da avaliação reumatológica completa nestes pacientes.

O tratamento varia desde observação à exérese da lesão.3 Imunossupressores e radioterapia mostraram-se ineficazes, podendo acelerar a deposição amiloide.5 Nos quadros laríngeos localizados e sintomáticos, a excisão cirúrgica endoscópica é o tratamento de escolha.3 Em contrapartida, nos quadros extensos, sem obstrução iminente da via aérea, pode-se optar por conduta expectante, visto o caráter lentamente progressivo da doença.2

O prognóstico é excelente e o seguimento em longo prazo deve ser realizado por pelo menos cinco a sete anos, pela possibilidade de recidiva tardia e envolvimento sistêmico.4,5

Comentários finais

A amiloidose laríngea é uma entidade nosológica de difícil suspeição diagnóstica, por sua diversidade clínica e mimetismo a outras doenças de maior relevância na população. O seu prognóstico é excelente; entretanto, deve ser realizado seguimento em longo prazo, devido à possibilidade de recidiva tardia da doença e acometimento sistêmico.

Conflitos de interesse

Os autores declaram não haver conflitos de interesse.


Recebido em 4 de setembro de 2014;

aceito em 2 de novembro de 2014

DOI se refere ao artigo: http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2015.01.001

Como citar este artigo: Caporrino Neto J, Alves NS, Gondra LA. Laryngeal amyloidosis presenting as false vocal fold bulging: clinical and therapeutic aspects. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81:219-21.

* Autor para correspondência.

E-mail:jose.capo.neto@gmail.com (J. Caporrino Neto).

Bibliografia
[1]
Amiloidose com múltiplos focos em trato aéreo-digestivo superior: relato de caso e revisão de literatura. Braz J Otorhinolaryngol. 2008;74:462-6.
[2]
Amiloidose laríngea nodular isolada: relato de caso. Arq Int Otorrinolaringol. 2010;14:243-6.
[3]
Complete resolution of laryngeal amyloidosis with radiation treatment. Head Neck. 2012;34:748-52.
[4]
Localized laryngeal amyloidosis. Otolaryngol Head Neck Surg. 2002:487-9.
[5]
Primary localized laryngeal amyloidosis presenting with hoarness and dysphagia: a case report. J Med Case Rep. 2009;3:9049.
[6]
A ‘‘boxer glove’’ contoured laryngeal amyloidosis. Clin Exp Otorhinolaryngol. 2012;5:240-2.
Idiomas
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Opções de artigo
Ferramentas
en pt
Announcement Nota importante
Articles submitted as of May 1, 2022, which are accepted for publication will be subject to a fee (Article Publishing Charge, APC) payment by the author or research funder to cover the costs associated with publication. By submitting the manuscript to this journal, the authors agree to these terms. All manuscripts must be submitted in English.. Os artigos submetidos a partir de 1º de maio de 2022, que forem aceitos para publicação estarão sujeitos a uma taxa (Article Publishing Charge, APC) a ser paga pelo autor para cobrir os custos associados à publicação. Ao submeterem o manuscrito a esta revista, os autores concordam com esses termos. Todos os manuscritos devem ser submetidos em inglês.