Compartilhar
Informação da revista
Vol. 81. Núm. 5.
Páginas 576 (Setembro 2015)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 81. Núm. 5.
Páginas 576 (Setembro 2015)
Open Access
Reparo na história dos implantes cocleares no Brasil
Addendum to the history of cochlear implants in Brazil
Visitas
4951
Ricardo Ferreira Bentoa
a Departamento de Otorrinolaringologia, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Texto Completo

Prezado Editor,

Gostaria de parabenizar a BJORL pelo excelente editorial publicado na edição 81, número 2, escrito pelo Prof. Dr. Pedro Mangabeira Albernaz, sobre a História dos implantes cocleares no Brasil.1

O Prof. Pedro Mangabeira foi o pioneiro da técnica em nosso meio, tendo sido, inclusive, homenageado no último Congresso Iberoamericano de Implantes Cocleares.

Ocorre que no Editorial, não sei se por falta de espaço, foi omitido fato de extrema importância histórica para o Brasil: que foi no ano 1990 que se deu a iniciativa de fabricação, no Brasil, do primeiro implante coclear nacional, desenvolvido inteiramente na Bioengenharia do Instituto do Coração do HCFMUSP, com a colaboração da Disciplina de Otorrinolaringologia da FMUSP. Iniciativa que, ganhou do Banco Interamericano de Desenvolvimento oprêmio de melhor Projeto Científico de 1989. O primeiro trabalho sobre o projeto foi publicado nesta prestigiosa revista, a então Revista Brasileira de Otorrinolaringologia.2

Duas patentes foram geradas a partir dele e vários pacientes foram implantados com sucesso. Patente INPI nº 910.5546-6 data – 16/12/1991.3

Os pesquisadores envolvidos foram: Ricardo Ferreira Bento, Aroldo Miniti, Adolpho Leiner, Carlos Alberto Nunes, Milton Oshiro e Maria Valéria Goffi Gomes.

Somente cinco países desenvolveram aparelhos de implante coclear, entre eles o Brasil, com esse equipamento. O mesmo é citado em mais de 1.000 publicações sobre IC ao redor do mundo como pioneiro em seus conceitos.

Para que fique registrado nos anais de nossa história, solicito a publicação dessa carta ao Editor na próxima edição da revista.

Com os mais respeitosos votos de estima e consideração, deixo aqui minhas cordiais saudações.

Conflitos de interesse

O autor declara não haver conflitos de interesse.


DOI se refere ao artigo: http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2015.05.005

Como citar este artigo: Bento RF. Addendum to the history of cochlear implants in Brazil. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81:576.

E-mail: rbento@gmail.com (R.F. Bento).

Bibliografia
[1]
History of cochlear implants. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81:124-5.
[2]
O implante coclear FMUSP-1: apresentação de um programa brasileiro e seus resultados preliminares. Rev Bras Otorrinolaringol. 1994;60:1-16.
[3]
Implante Coclear com transmissão ótica através da membrana timpânica. Brasil patente BR 910.5546-6; 1991, December 16.
Idiomas
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Opções de artigo
Ferramentas
en pt
Announcement Nota importante
Articles submitted as of May 1, 2022, which are accepted for publication will be subject to a fee (Article Publishing Charge, APC) payment by the author or research funder to cover the costs associated with publication. By submitting the manuscript to this journal, the authors agree to these terms. All manuscripts must be submitted in English.. Os artigos submetidos a partir de 1º de maio de 2022, que forem aceitos para publicação estarão sujeitos a uma taxa (Article Publishing Charge, APC) a ser paga pelo autor para cobrir os custos associados à publicação. Ao submeterem o manuscrito a esta revista, os autores concordam com esses termos. Todos os manuscritos devem ser submetidos em inglês.