Compartilhar
Informação da revista
Vol. 80. Núm. 6.
Páginas 542-543 (Novembro 2014)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 80. Núm. 6.
Páginas 542-543 (Novembro 2014)
Open Access
Thyroid lipoadenoma: a case report of a rare condition
Lipoadenoma de tireoide: relato de caso desta rara apresentação
Visitas
6284
Giulianno Molina de Meloa, Natalya de Andrade Bezerraa, Lais Pacca Nicolellisa, Bruno Costa Fontainhaa, Ricardo Antenor de Souza e Souzab
a Cirurgia de Cabeça e Pescoço na Clínica de Cirurgia de Cabeça e Pescoço “Jorge Fairbanks Barbosa”, Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
b Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Figuras (1)
Texto Completo

Pagina nueva Introdução

O lipoadenoma, tirolipoma ou adenolipoma constitui uma lesão benigna extremamente rara, formada por tecido adiposo e tireoidiano.1-3 Sua origem é desconhecida, alguns autores a justificam por uma anomalia durante o encapsulamento ou por metaplasia de fibroblastos após hipóxia.3-5 A distinção entre lipoadenoma de tireoide e de paratireoide é sutil e requer positividade de tireoglobulina para sua confirmação. O quadro clínico pode ser de nódulos de tireoide com ou sem sintomas compressivos.2,3

Apresentação do caso clínico

Paciente L.R., do sexo feminino, 53 anos, com história de nódulo único em tireoide com 1 ano de crescimento. Ao exame apresentava nódulo fibroelástico de 2cm em lobo esquerdo da tireóide; o lobo direito possuía nódulos e cistos de 4mm. Exames laboratoriais normais; a punção aspirativa do nódulo de 2cm resultou em lesão de padrão folicular. Foi indicada a tireoidectomia total e o exame de congelação manteve resultado de lesão folicular. Após a imuno-histoquímica, o diagnóstico foi de lipoadenoma de tireoide (fig. 1).

Figura 1 Lipoadenoma em nódulo encapsulado de tireoide. HE 100´. Seta menor espessa: acúmulo dos adipócitos; Seta maior fina: células foliculares benignas.

Discussão

O tecido gorduroso em tireoide não é comum, sendo habitual em paratireoides, mama, timo, glândulas salivares e pâncreas,2,3 com disposição de forma difusa ou encapsulada, macro ou microscópica,3-5 de comportamento benigno e, conforme o crescimento, podem ocorrer aumento do volume cervical e sintomas compressivos como dispneia e disfagia.1-3 No presente relato houve sintoma de abaulamento cervical de crescimento lento. Na investigação, a ultrassonografia é o exame mais utilizado, seguido da punção aspirativa, conforme as orientações do ATA e do LATS,3,5 porém não houve diagnóstico diferencial do lipoadenoma.

Na literatura há menos de 30 casos de adenolipomas, a maioria mulheres com idade média de 53 anos, como neste relato.2,5,6 Na revisão da literatura, no Medline, com o indexador lipoadenoma, entre novembro de 1971 e janeiro de 2012, encontraram-se 46 trabalhos e nenhum de lipoadenoma de tireoide. Na plataforma Lilacs, entre 1982 e 2000, encontraram-se três artigos com a palavra-chave adenolipoma e nenhum para adenolipoma ou lipoadenoma de tireoide. A miscelânea de tecido adiposo e de tecido tireoidiano condiz com quatro diagnósticos diferenciais: carcinoma papilífero, lipoma tímico intratireoidiano, lipoma paratireóideo intratireoidiano e lipoadenoma.1,3,5,6

Na literatura, os pacientes com lipoadenoma tinham função tireoidiana e cintilografia normal, assim como este relato. No presente artigo, o diagnóstico da punção biópsia aspirativa foi padrão folicular da lesão, não citando a presença de tecido adiposo. Provavelmente a falta de critérios citológicos diferenciando um lipoadenoma de tireoide de uma lesão folicular tireoidiana foi a causa.2,5,6 O diagnóstico definitivo foi descrito em anatomopatológico e imuno-histoquímica somente após a cirurgia, como também demonstra a literatura.1,2 Neste relato foi indicada tireoidectomia total segundo critérios de evidência da literatura para nódulos tireoidianos, porque a paciente possuía nódulos bilaterais e para elucidação diagnóstica.3,4 Atualmente, ela mantém níveis normais de hormônios tireoidianos por meio da reposição com levotiroxina.

Este trabalho tem o objetivo de acrescentar mais dados à literatura para uma melhor compreensão dessa rara patologia e, possivelmente, uma mudança na conduta do tratamento. Assim pode-se evitar, em casos selecionados, a abordagem cirúrgica.

Considerações finais

Conclui-se que o correto diagnóstico pré-operatório do lipoadenoma de tireoide ainda é de difícil realização em função de sua raridade. O tratamento definitivo consiste na ressecção cirúrgica completa e, devido a sua histologia benigna, o prognóstico é muito favorável. Mais estudos com critérios citológicos são necessários para se reavaliar a necessidade de cirurgia nesses casos.

Conflitos de interesse

Os autores declaram não haver conflitos de interesse.


Recebido em 2 de dezembro de 2012;

aceito em 8 de abril de 2013

Como citar este artigo: de Melo GM, Bezerra NA, Nicolellis LP, Fontainha BC, de Souza e Souza RA. Thyroid lipoadenoma: a case report of a rare condition. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80:542-3.

DOI se refere ao artigo: http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.05.023

* Autor para correspondência.

E-mail:giuliano_molina@hotmail.com (G.M. de Melo).

Bibliografia
[1]
Adenolipoma of the thyroid gland. Indian J Pathol Microbiol. 2008;51:521-2.
[2]
Adenolipoma da tiroide. Acta Med Port. 2010;23: 277-80.
[3]
Adenolipoma of the thyroid gland. Histopathology. 1986;10:91-6.
[4]
Adenolipoma of thyroid gland. Radiology. 2002;225:746-50.
[5]
Adenolipoma of the head and neck: analysis of 6 cases. Ann Diagn Pathol. 2006;10:72-6.
[6]
Latent pathology of the thyroid: an epidemiological and statistical study of thyroids sampled during 507 consecutive autopsies. Ann Ital Chir. 1992;63:761-81.
Idiomas
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Opções de artigo
Ferramentas
en pt
Announcement Nota importante
Articles submitted as of May 1, 2022, which are accepted for publication will be subject to a fee (Article Publishing Charge, APC) payment by the author or research funder to cover the costs associated with publication. By submitting the manuscript to this journal, the authors agree to these terms. All manuscripts must be submitted in English.. Os artigos submetidos a partir de 1º de maio de 2022, que forem aceitos para publicação estarão sujeitos a uma taxa (Article Publishing Charge, APC) a ser paga pelo autor para cobrir os custos associados à publicação. Ao submeterem o manuscrito a esta revista, os autores concordam com esses termos. Todos os manuscritos devem ser submetidos em inglês.