Compartilhar
Informação da revista
Vol. 83. Núm. 3.
Páginas 370 (Maio - Junho 2017)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 83. Núm. 3.
Páginas 370 (Maio - Junho 2017)
Carta ao editor
Open Access
Ethics is the best professional policy
A ética é a melhor política profissional
Visitas
5151
Aracy Pereira Silveira Balbani
Consultório particular, Tatuí, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Texto Completo
Bibliografia
Baixar PDF
Estatísticas
Texto Completo
Cara Editora,

O editorial “O futuro... a quem pertence?”’1 suscita duas reflexões sobre nossa prática profissional.

A primeira, estimulada pelo colega Marcio Abrahão, refere‐se à carga tributária brasileira. O Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Federal estima que o crime de sonegação custou ao Brasil, só em 2015, mais de R$ 420 bilhões – sete vezes mais do que o custo anual da corrupção. Portanto, não há como alcançar algum alívio para o bolso dos contribuintes honestos e cumpridores pontuais dos seus deveres sem reforma tributária, coibição da sonegação e punição dos sonegadores.2 Se indivíduos e empresas não sonegarem impostos, então será possível reduzir as alíquotas e a carga tributária pesará menos sobre cada um de nós. Por isso, endossando o editorial sobre o papel das instituições médicas na cena política nacional, na qual a repulsa da sociedade ao crime adquire voz mais forte por meio de entidades de prestígio como a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico‐Facial (ABORL‐CCF), nada mais apropriado do que nossa associação deflagrar ou aderir a uma campanha pública pelo combate à sonegação fiscal.

A segunda reflexão é sobre a natureza ética e humanitária da medicina. É indiscutível a necessidade de exigirmos remuneração justa e digna para todo trabalhador, inclusive o médico. Paralelamente, a crise econômica e de valores morais traz a nós, médicos, outra missão irrecusável: o voluntariado em benefício dos que mais sofrem. Os compatriotas indefesos contam conosco não só para sanar seus problemas de saúde, mas pedem também a nossa corajosa atitude cidadã para, solidariamente, reivindicar boas políticas públicas de saúde e repelir o ódio, o preconceito, a injustiça, a desigualdade social, as ameaças à paz e o descaso com a vida humana.

Respeitando o Estado laico, é importante que tenhamos a consciência serena ao honrar todos os dias o trecho da “Oração do médico”, de Maimônides (1135‐1204): “(…) a servir os ricos e os pobres, os bons e os perversos, amigos e inimigos, e que eu jamais enxergue num paciente algo além de um irmão que sofre”. A ética é a política nobre capaz de nos levar a um futuro melhor.

Conflitos de interesse

A autora declara não haver conflitos de interesse.

Referências
[1]
M. Abrahão.
The future… to whom it belongs?.
Braz J Otorhinolaryngol, 82 (2016), pp. 371
[2]
Plutarco HM. O imposto da sonegação é você quem paga. Available at: http://www.sinprofaz.org.br/artigos/o‐imposto‐da‐sonegacao‐e‐voce‐quem‐paga [accessed 11.09.16].

Como citar este artigo: Balbani AP. Ethics is the best professional policy. Braz J Otorhinolaryngol. 2017;83:370.

Copyright © 2017. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
Idiomas
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Opções de artigo
Ferramentas
en pt
Announcement Nota importante
Articles submitted as of May 1, 2022, which are accepted for publication will be subject to a fee (Article Publishing Charge, APC) payment by the author or research funder to cover the costs associated with publication. By submitting the manuscript to this journal, the authors agree to these terms. All manuscripts must be submitted in English.. Os artigos submetidos a partir de 1º de maio de 2022, que forem aceitos para publicação estarão sujeitos a uma taxa (Article Publishing Charge, APC) a ser paga pelo autor para cobrir os custos associados à publicação. Ao submeterem o manuscrito a esta revista, os autores concordam com esses termos. Todos os manuscritos devem ser submetidos em inglês.